quinta-feira, 28 de março de 2024

Cerejeiras começam a florescer com atraso em Aichi, Gifu, Shimane e outras províncias

Uma floração começa oficialmente quando cinco ou mais flores de uma determinada cerejeira desabrocham

floração sakura
O Observatório Meteorológico de Nagoia (Aichi) anunciou na manhã desta quinta-feira (28) que as cerejeiras (sakura) começaram a florescer na cidade, informou a emissora NHK.

A declaração de floração ocorre 11 dias mais tarde do que no ano passado e 4 dias mais tarde do que a média.

Por volta das 10h, funcionários do Observatório Meteorológico de Nagoia confirmaram com binóculos que mais de cinco flores de uma árvore de cerejeira da espécie someiyoshino, usada como referência para o início da floração, haviam desabrochado.

Uma floração começa oficialmente quando cinco ou mais flores de uma determinada cerejeira desabrocham.

O pico de floração, quando as árvores ficam plenamente carregadas de flores, deve ocorrer sete dias após a abertura dos primeiros botões.

Ainda que com atraso, as cerejeiras também começaram a florescer em Shimane nesta quinta-feira; em Gifu, Ehime e Fukuoka na quarta (27), em Nagasaki e Kumamoto na terça (26), em Hiroshima e Miyazaki na segunda (25) e em Kochi no sábado (23).

Em Tóquio, funcionários da Agência Meteorológica encontraram nesta quinta-feira apenas quatro flores abertas em uma cerejeira someiyoshino no santuário Yasukuni, usada como referência. Ou seja, faltou apenas uma flor para o início oficial da floração na capital japonesa.

Os funcionários farão uma nova observação da mesma cerejeira na sexta-feira (29) para contar o número de flores abertas. A floração em Tóquio já está 14 dias atrasada em relação ao ano passado.

De acordo com a Associação Meteorológica do Japão, muitos lugares estão experimentando uma floração de cerejeiras mais tardia do que o normal devido, em parte, à continuação de dias frios pouco antes do início esperado da abertura das flores, o que resultou em um crescimento mais lento dos botões do que o previsto.
Fonte: Alternativa