quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Japão estuda abolir quarentena para viajantes que tiverem comprovante da 3ª dose de vacina contra Covid

A partir de março, o governo também pretende aumentar o limite do número de pessoas que entram no país

3ª dose de vacina
O Japão está considerando afrouxar as restrições de entrada de estrangeiros no país, incluindo a abolição do período de quarentena para viajantes que cumprirem alguns requisitos, informaram o jornal Sankei e a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira (17).

Para se livrar da quarentena em hotéis ou em casa, o viajante teria que apresentar o comprovante da terceira dose da vacina contra Covid-19 e teste negativo, além de ter vindo de um país onde o nível de infecções está baixo.

Mesmo para viajantes que não cumprirem esses requisitos, o Japão planeja reduzir o período de quarentena de sete para três dias.

A partir de março, o governo também pretende aumentar o limite do número de pessoas que entram no país para 5.000 por dia, dos atuais 3.500, incluindo japoneses e estrangeiros que não tenham fins turísticos.

Takaji Wakita, chefe de um painel consultivo do Ministério da Saúde, disse na quarta-feira que o recente aumento nas infecções por coronavírus no Japão provavelmente “atingiu o pico” no início de fevereiro, embora ainda seja necessária cautela.

Desde novembro, o Japão tem proibido a entrada de novos estrangeiros, deixando as portas abertas apenas para seus cidadãos e estrangeiros residentes no país.

Essa medida, que deve expirar no final deste mês, gerou críticas internacionais de empresas a estudantes por ser muito rigorosa.

Mas as autoridades do governo japonês vêm discutindo ultimamente o quanto as restrições, inicialmente projetadas para evitar a disseminação da variante Ômicron, podem ser afrouxadas.

Se a mudança prevista for feita, a quarentena em casa ou em outras instalações de acomodação terminará depois que as pessoas testarem negativo para Covid-19 no terceiro dia depois da entrada no país.

O primeiro-ministro Fumio Kishida deve anunciar detalhes nesta quinta-feira.
Fonte: Alternativa