terça-feira, 25 de maio de 2021

Tóquio e Osaka imunizam 7.348 idosos no 1º dia de funcionamento de centros de vacinação

O governo tem a meta de vacinar os 36 milhões de idosos até o final de julho

centros de vacinação
O Japão imunizou 7.348 idosos no primeiro dia de funcionamento de dois centros de vacinação em massa instalados em Tóquio e Osaka, na segunda-feira (24), informou a TV Asahi.

Os centros planejam aumentar gradualmente o número de pessoas a serem vacinadas e, a partir da próxima semana, pretendem inocular até 15.000 idosos por dia, incluindo dois locais.

Por enquanto, os centros de vacinação em massa estão aceitando agendamento de idosos com 65 anos ou mais residentes nos 23 distritos de Tóquio e na cidade de Osaka.

De acordo com o Ministério da Defesa, responsável pelos dois centros, o número de pessoas vacinadas na segunda-feira foi de 4.876 em Tóquio, de um total de 5.000 reservas, e 2.472 em Osaka (2.500 reservas), totalizando 7.348.

O Japão abriu centros de vacinação em massa na tentativa de acelerar a campanha para imunizar a maior parte de sua população de idosos antes do início da Olimpíada de Tóquio.

"É melhor tomar logo", disse Tetsuya Urano, de 66 anos, uma das primeiras pessoas vacinadas em Tóquio. "Correu tudo bem, no geral".

No mês passado, o primeiro-ministro Yoshihide Suga pediu aos centros para acelerar a distribuição de vacinas. Locais de inoculação de larga escala operados por governos locais também foram abertos nas províncias de Aichi, Miyagi e Gunma.

O governo tem a meta de vacinar os 36 milhões de idosos até o final de julho, mas algumas cidades já disseram que esse prazo é inviável.
Fonte: Alternativa com Reuters