segunda-feira, 15 de março de 2021

Sakuras desabrocham em Tóquio; veja quais são os tipos mais comuns de flores de cerejeiras

No país existem mais de 600 variedades de flores de cerejeira

Sakuras em Tóquio
A Agência Meteorológica do Japão declarou o início da temporada das cerejeiras em flor em Tóquio. 

Para saber o início da temporada, a agência verifica a existência de pelo menos 5 flores abertas em uma árvore de referência. Neste caso, a verificação ocorreu no santuário Yasukuni, no centro da capital, segundo a NHK. 

As flores são da variedade Somei Yoshino.  

A meteorologia informou que as flores de cerejeiras estão desabrochando em Tóquio pelo menos 12 dias antes do normal. 

Variedades
No Japão existem mais de 600 variedades de cerejeiras. As pétalas das flores, suas cores e o período de floração também são diferentes, segundo a Japan Magazine. 

Veja quais são as dez variedades mais apreciadas pelo público, de acordo com o Live Japan. 

Somei Yoshino: esta variedade é uma das mais comuns de flores de sakura e é encontrada praticamente em todo o Japão. As flores desabrocham em Kyushu e Shikoku, seguindo como que numa onda para o norte do país. As Somei Yoshino têm apenas 5 pétalas com cor rosa claro, quase branca. A foto que abre esta matéria mostra a variedade Somei Yoshino em Tóquio. 

Somei Yoshino

Yamazakura: são semelhantes às Somei Yoshino, tendo pétalas rosa claro em número de 5. São conhecidas também como Hill Cherry, podendo ser vistas entre as montanhas no Japão. Uma característica sua é que as flores se abrem ao mesmo tempo em que as folhas da árvore entre março e abril na área de Kanto. 

Shidarezakura

Shidarezakura: esta variedade é chamada em inglês de weeping cherry, ou cerejeira chorona, porque seus ramos ficam caídos, dando a impressão de que as flores cor de rosa são como lágrimas. Na província de Fukushima existe a famosa Miharu Takizakura (Cachoeira Miharu), com cerca de 1.000 anos. Este tipo de sakura é típico da província de Quioto. À noite as flores ficam ainda mais belas quando iluminadas. 

Edohigan: esta sakura é uma das primeiras a florir no Japão. Seu nome deriva de seu florescimento, que coincide com o equinócio de primavera, chamado higan. Suas pétalas são de um rosa pálido e parecidas com um cálice redondo e inchado. Dentro desta variedade a árvore mais antiga é a Yamataka Jindai, de 2.000 anos, a qual fica em Yamanashi. 

Yamataka Jindai

Kanzan: é uma variedade que floresce no final da temporada. Suas flores se enquadram na classificação de Yaezakura, ou sakura de flor dupla. Mas suas flores chegam a somar até 50 pétalas, tendo uma cor rosa mais escura e cachos volumosos. 

Ichiyou: o significado do nome é “uma folha”. Quando a flor deste tipo se abre contendo de 20 a 40 pétalas, um único pistilo se destaca no centro, daí a origem do nome. Suas pétalas têm cor branca interna, envoltas por outras de rosa claro, circundadas por folhas verdes. 

flor sakura

Kanhizakura: é típica de Okinawa. A Kanhizakura chega a não parecer uma típica flor de sakura, mas também é apreciada no Vietnã, China e Taiwan. Sua flor é conhecida como cerejeira de Taiwan. 

Kikuzakura: é uma variedade cujas flores têm a aparência de pompom. Seu nome pode ser traduzido como “flor de cerejeira crisântemo” por sua semelhança com os crisântemos no Japão. Cada flor desta sakura tem entre 80 e 130 pétalas na cor rosa suave. 

flor de cerejeira crisântemo

Ukon: embora a maioria das sakuras tenha cor rosa, a Ukon tem um amarelo vivo. Ukon significa cúrcuma, ou açafrão, o tempero muito usado na cozinha do Japão, da Índia e outros países. A flor em geral tem entre 15 e 20 pétalas. 

Fugenzou: o nome vem da aparência da flor, com duas folhas verdes no centro formando uma grande ondulação para fora, se parecendo com a “tromba de um elefante”. Têm coloração que vai do rosa ao branco. Sua árvore cresce rápido e pode atingir de 8 a 13 metros de altura. 
Fonte: Alternativa